(21) 99347-1961
(21) 96805-5149
Boletim sobre Mercado de Trabalho do Ipea destaca debates sobre Emprego do G20
Publicação analisa conjuntura do emprego no Brasil e traz dossiê especial sobre os desafios globais discutidos pelo G20, presidido pelo Brasil
O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) lançou nesta quarta-feira (9) a 78ª edição do Boletim Mercado de Trabalho (BMT), publicação semestral que oferece uma análise detalhada sobre a evolução do mercado de trabalho no Brasil. A edição aborda o cenário atual, as perspectivas e os desafios de curto, médio e longo prazo, com contribuições de especialistas de diversas áreas.
Emprego no G20 - Um dos destaques deste número é o dossiê sobre os Debates sobre Emprego no G20, grupo que atualmente está sob a presidência do Brasil. A subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner, participou das discussões, apresentando o painel “Inclusão para Todos com Diversidade em Busca de Equidade – os desafios dos países do G20”. Montagner enfatizou a importância de abordar, além das taxas de emprego, fatores como a subutilização da mão-de-obra e a taxa de participação no mercado.
Segundo a subsecretária, é fundamental superar a abordagem limitada que foca apenas na taxa de emprego, deixando de lado indicadores importantes como a taxa de participação e as medidas de subutilização da mão de obra. “Não podemos interpretar de forma simplista que a queda da taxa de desemprego, por si só, gera inflação, como em modelos neoclássicos tradicionais. Precisamos compreender melhor o contexto do mercado de trabalho", destacou Paula Montagner.
Paula também ressaltou que a participação do Brasil no G20 tem sido valiosa para reconhecer que esses desafios não são exclusivos do país. "Outros países enfrentam situações similares, o que nos une na busca por políticas públicas que ajudem a resolver esses problemas, que tendem a crescer nos próximos anos. É uma oportunidade importante. O IBGE acabou de divulgar projeções para o mercado de trabalho até 2070, e todos esses temas são fundamentais", completou.
O Dossiê: Debates sobre Emprego no G20 é composto por três artigos
O primeiro artigo do dossiê analisa as discussões sobre diversidade e equidade salarial de gênero e raça nos eventos preparatórios e presenciais do G20. O segundo aborda os desafios e oportunidades que a inteligência artificial oferece para a promoção da equidade e inclusão de gênero, com foco nos impactos sobre a vida laboral das mulheres, que ainda enfrentam desvantagens no mercado de trabalho. O terceiro explora a influência da linguagem de gênero nos anúncios de emprego e os tipos de benefícios oferecidos nas vagas, dois fatores que podem afetar a decisão das mulheres em relação à entrada, permanência ou progressão na carreira.
Para Paula Montagner, a presidência brasileira no G20 é uma oportunidade única para o país. “É a chance de tratar tanto do legado de exclusão que temos em relação a mulheres, população negra e povos indígenas, quanto de discutir as novas fronteiras, como a automação e a digitalização da economia”, destacou. Esses temas estão no centro das discussões sobre emprego no G20.
Leia mais sobre o lançamento da edição nº 78 do Boletim Mercado de Trabalho aqui.